domingo, 24 de abril de 2011

Correcção do teste de Português sobre Alice no País das Maravilhas (respostas que o stor pediu para pôr no blog)

Grupo I

2. Alice começa por assitir a coisas extraordinárias e estranhas, como o coelho que anda vestido e sabe ver as horas e, depois, o facto de ela mudar de tamanho ao beber de uma garrafa. Estas coisas começão a fazer com que Alice fique confusa e deixa de ter a certeza de quem ela é, o que lhe leva a fazer essa tal pergunta. É a partir desta pergunta que ela começa a fazer testes com o objectivo de descobrira sua identidadee tentando assim, resolver o “enigma”. Cito enigma, pois é um problema sem resolução, pois, por mais testes que faça, não consegue descobrir quem ela é.

3. Alice começa por pensar em todas as crianças que conhecia e que tinham a mesma idade que ela, isto para ver se tinha sido trocada por uma delas. Primeiro, começou por comparar os traços físicos, excluindo aqueles que tinham características diferentes. Depois, começou a fazer testes para verificar se sabia as coisas que dantes sabia. Começou por verificar a tabuada, depois os seus conhecimentos de Geografia e ainda declamou um poema. Ela tinha a noção de que as suas respostas estavam incorrectas, o que a levou à conclusão de que ela era a Mabel, pois a Mabel sabia muito pouco, apesar de Alice já ter excluído a hipótese de ser a Mabel, devido ás características físicas. Portanto, Alice acaba por chegar à conclusão de que não é a Mabel, apesar de ter pensado que era, mas, na realidade, ela continuava confusa sem saber quem era e sem saber qual a sua identidade, mantendo-se assim o “enigma”.

Grupo II

1. A teoria de justiça presente nesta obra é arbitrária, ou seja, não há propriamente nenhuma teoria. É uma justiça, na qual qualquer um pode fazer aquilo que quer baseado nos seus interesses, vontades ou desejos, independentemente de ser justo ou não para os outros. Como se pode ver, a Fúria aproveita-se deste tipo de justiça para condenar o rato sem nenhuma razão, mas sim com o objectivo de comê-lo pois era isso que ela queria. Concluindo, trata-se de uma justiça de meros interesses pessoais onde a verdade (que supostamente deveria ser o mais importante na justiça) tem pouca importância.

Grupo III

1.            Na minha opinião, a ideia de justiça presente em Alice no País das Maravilhas não é justiça. A justiça não se pode basear em interesses pessoais e a verdade tem que ser o mais importante, o que neste caso não acontece, pois a verdade não tem importância. Uma justiça assim não pode ser considerada justiça, porque na minha opinião, não é.
                Para mim, a justiça tem que ser igual para todos e a verdade tem que ser o mais importante. Nós somos livre mas essa liberdade não pode entrar em conflito com o outro. Portanto, apesar de sermos livres, não pudemos fazer tudo o que queremos, pois somos condicionados, ou seja, a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade do outro. Por isto é que a justiça tem que ser igual para todos. Por exemplo em Alice no País das Maravilhas, no caso da Fúria e do rato, a Fúria está a invadir a liberdade do rato e está a condená-lo por uma razão que não faz sentido, ou seja, não se está a seguir pela verdade, o que, na minha opinião, é a coisa mais importante para a justiça.
                Eu estou a comparar a minha ideia de justiça com a de Alice no País das Maravilhas, isto para realçar os contastes e mostrar que estou em completo desacordo com a ideia de justiça de Alice no País das Maravilhas.      
                Concluindo, para mim, justiça tem que ser igual para todos e tem que se seguir pela verdade.
               
               

Sem comentários:

Enviar um comentário