segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aparicao - Vergilio Ferreira


Apresentação Oral - "Aparição" de Virgílio Ferreira

Aparição é um romance de Virgílio Ferreira, que contem teorias, filosóficas, relacionadas com o existencialismo. É escrito em primeira pessoa e publicado em 1959, sendo a personagem principal, o também narrador Alberto Soares.

Alberto Soares - O único filho solteiro do Dr. Álvaro Soares, um médico e lavrador e de D.Susana.

Tem dois irmãos: Tomás, engenheiro e também lavrador, casado com Isaura, tem dez filhos e é o preferido do pai.

O outro irmão é Evaristo, o preferido da mãe, é o mais novo, é casado com Júlia, filha de um industrial rico, e tem um filho.

Nasceu na Serra da Estrela.

É na montanha que Alberto encontra a proteção, no entanto, após a morte do pai, essa mesma protecao perde o seu sentido, desvanecendo-se, abandonando ele posteriormente a serra, indo viver para a cidade.

Alberto Soares, o protagonista, começa a refletir sobre a sua vida. No início do primeiro capítulo ele começa a contar-nos a história da sua vida.

Ele conta acerca da sua estadia em Évora e como nesse período de tempo, um ano letivo, ficou a lecionar nessa terra e conheceu pessoas com quem discutiu e aprofundou as suas teorias e os seus pensamentos.

Em Évora, Alberto, criou duas relações  uma relação com uma mulher, Sofia, criou uma relação amor ódio com Ana, a irmã de Sofia. Ambos discutiam acerca das teorias existenciais do autor e ela desvalorizava e valorizava em simultâneo a lógica deste, sendo que desta forma, ao longo de todo o livro, é criada alguma dificuldade em perceber se Ana gosta ou não de Alberto pois ela constantemente acompanha o seu pensamento, como o julga, critica e está contra ele.

Existe ainda outra personagem, também irmã de Sofia, que é Cristina. Cristina era uma crianca e tocava muito bem piano, sendo essa uma das pessoas com que, a meu ver, com quem Alberto sentia-se verdadeiramente confortavel e calmo.

Avancando um pouco na historia, vemos alberto mais a frente a falar acerca do passado e do porquê de ele apresentar hoje e pensar em teorias filosoficas.

O seu pai morre, no entanto, para além disso existem várias outras mortes de personagens também importantes, tendo todas uma simbologia como por exemplo a de Cristina, dado o facto dela (IMPORTANTE) ser perfeita demais para viver neste mundo onde está presente a contradicao e a reflexao muito aprofundada, que a meu ver, acaba por eliminar as coisas básicas na vida (IMPORTANTE); 

-> Acaba por centrar parte do livro. No livro Alberto é constantemente "atacado" por ideias e filosofias de vida muito complexas, e pode-se dizer que, não fazia sentido, alguém perfeito como Cristina, a menina que tocava muito bem piano, viver neste mundo, não se questionando, não tendo defeitos, no fundo, ter uma vida não vivida, é o mesmo que ter uma vida não questionada. <- quando se tem defeitos, são criadas perguntas, a nós, ou no fundo, a esses mesmos defeitos, nem que seja o porquê de eles existirem. <-

O livro, a meu ver, também demonstra o pensamento do autor, Vergílio Ferreira, pois se o narrador pensa nestas teorias, dado esse ser na primeira pessoa, o autor do livro também pensava nestes assuntos, ou seja, isto demonstranos assim alguma biografia do autor.Alberto Soares, o protagonista, começa a refletir sobre a sua vida

Aparição é um romance, que tem como tema principal o problema da existência do homem no mundo. A personagem principal, sendo também essa o narrador, Alberto, procura encontrar  a verdade da vida, no entanto, isso é torna-se complicado, pois esta procura torna-se muito angustiante porque é acompanhada de um sentimento de solidão e incompreensão por parte de quem o rodeia

Na Aparição, é visível a filosofia existencialista, pois Alberto procura o "eu", surgindo esse em numerosas manifestacoes, e assim sendo, é perceptivel que o mesmo, apesas das pessoas que o rodeavam, ele sentia-se sozinho.

No fundo, Alberto, embora tendo muita gente à sua volta, sente-se sozinho nesse mundo porque, acima de tudo está a necessidade de ele se encontrar a si mesmo e todas essas pessoas que a volta dele circulam acabam por ser insignificantes ou pelo menos, não estarem realmente presentes porque não é essa presença a necessidade de Alberto.

Por isso, Alberto vive constantemente em conflito com a sua condição humana, acreditando que a sua existência não pode mudar de qualquer forma, mesmo considerando até, que nem a intervencao divina o conseguiria fazer.

Neste romance encontra-mos alguma simbologia que é dada a entender, como por exemplo a noite, associada à morte, entre outras. Porquê? Porque neste romance são várias as mortes que acontecem, e assim sendo todas elas levam, por pouco que seja, o narrador a fazer reflexoes de vida.

Por isto mesmo, nota-se ao longo de todo o romance que a maior parte dos espacos em

relas, a lua e a música também são elementos simbólicos que levam a personagem / narrador a sentir-se num cenário propício à sua reflexão existencialista. De facto, tanto no início como no fim da obra, a lua (a noite) está presente no momento em que Alberto se senta na varanda para meditar. Porém, no primeiro capítulo temos um «eu» angustiado que questiona o absurdo da vida e da morte, enquanto que no último capítulo temos um «eu» apaziguado e rendido à evidência da condição humana.

No primeiro capítulo temos um «eu» angustiado que questiona o absurdo da vida e da morte, enquanto que no último capítulo temos um «eu» apaziguado e rendido à evidência da condição humana.

Concluindo, este proporcionou bons momentos de reflexão, dado essas mesmas que o narrador nos faculta e presencia ao longo do livro.

Tiago Oliveira, nº21, 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário