terça-feira, 16 de novembro de 2010

Crítica literária

   A minha apresentação oral foi sobre a crítica literária. Na minha apresentação eu falei sobre uma crítica feita a um livro de José Eduardo Agualusa ao seu novo romance, Barroco Tropical, o texto fala-nos de um dos grandes problemas que se passa no mundo, as diferenças entre as populações e dá-nos um grande exemplo que é Angola. Eu gostei de explicar a crítica pois gosto muito deste tipo de textos.
Acho que aprendi muito com esta apresentação e aquilo que reti durante a minha apresentação e durante o estudo da critica foi:
   A critica literária é um texto jornalistico que analisa obras literárias numa forma informativa e construtiva. A critica contém tanto aspectos positivos como negativos, esta deve ser feita por uma pessoa com conhecimentos literários, que neste caso foi Agripina Carriço Vieira. Acritica deve ter um título e depois um texto que se divide em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
   Para fazermos uma crítica baseamo-nos no tema, na ideia da obra, na linguagem usada, no interesse do enredo, na consetrução das personagens etc. A linguagem crítica deve ser clara e accesível. O crítico é subjectivo e recorre à ironia, ao sub-entendido e à metáfora. A crítica já nao é um texto que esteja muito ligado à literatura.


Henrique Cardoso Nº 12 10ºD

1 comentário:

  1. Boa, Henrique! Já aqui está o teu texto. Embora redigido de uma forma regular, existem aspectos a que deverás dar mais atenção no futuro,nomeadamente no que se refere a uma ou outra construção frásica, bem como a algumas concordâncias. O verbo "reter" é um composto de "ter", logo, conjuga-se como este. Daí que em vez de "reti", deverias ter escrito "retive".

    ResponderEliminar