sábado, 20 de novembro de 2010

Memorialismo (Apresentação Oral)



Síntese da apresentação oral.

A minha apresentação oral teve como assunto o Memorialista. Foram faladas as características do memorialismo bem como a analise ao tomo 1 do livro Memórias, de Raul Brandão, sendo a definição dada a sua obra em completo : Abalada pelo sentimento de crise ), a obra de Raul Brandão conduz-nos a um confronto com a realidade — entre o pitoresco e o dramático, o cómico e o patético, o grotesco e o trágico, o nojo e o encanto terno, o «enxurro» e o «sonho. Em torno de personagens tragicómicas como Gabiru ou Gebo, «dum lado mora o espanto, doutro o absurdo»; e até o silêncio é clamor e grito, na dialéctica da Dor e no júbilo grave com que se aceita a Vida.

Algumas das características dadas em relação à definição de memorialismo são que se chama memorias ao género de literatura em que o narrador conta factos da sua vida. É um modo tipicamente narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuida a historias verídicas ou baseadas em factos reais. Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular mas sim a narrar as suas próprias lembranças.

No Fundo, memorias são o relembrar de alturas da vida do sujeito, colocando em causa pormenores do passado que já não se lembra, que possivelmente tenham alterado o percurso vitae.

1 comentário:

  1. Grande Tiago, gosto de te ver a particiar no blogue. Ainda assim, ainda falta a tua identificação como autor do texto.

    ResponderEliminar