sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Episódio de Leonardo. Valor simbólico de “Os Casamentos”
 
Leonardo surge individualizado no episódio “A Ilha dos Amores”, não so para demonstrar como o ambiente em que estava inserido era propício aos jogos de sedução amorosos, como de certo modo, ao relatar a sua vida amorosa que até ao momento não tinha sido afortunada “ser com amores mal afortunados” comparece de certo modo, a vida de Camões que também foi marcada por vários desencontros amorosos. No entanto o narrador, ao destaca-lo, coloca-o de num plano de herói mitificado.
 Quanto cerimónia dos casamento explicitados na estrofe 84, é visível nos mais pequenos pormenores, elementos que contribuem para a festa de casamento, tais como: “as flores os ornam de copelas deleitosas” “as mãos alvas lhe davam como esposas”
Logo esta cerimónia sublima o amor que une as ninfas e os marinheiros, equivalendo á purificadora ascensão do espírito através do corpo. È um casamento que vai transformar os nautas em semi-seuses, conferindo-lhes a imortalidade como recompensa de amor que dedicaram á pátria.
Logo o casamento leva a sublimação do amor e á mitificação do herói colectivo, onde se individualiza alguns, tais como Leonardo.
Vasco Soares Nº23 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário