sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Análise das estrofes 26 a 36 do canto V


Estrofe 26: A tripulação portuguesa desembarca numa praia espaçosa, Vasco da Gama olhou para o sol para ver a sua altura.
Estrofe 27: pela altura do sol Vasco da Gama concluiu que se encontravam entre o trópico de capricórnio e o círculo Polar antártico. Vasco da Gama repara que a sua tripulação está a rodear um nativo de pele preta.
Estrofe 28: Os Portugueses não se entendem em termos linguísticos com o nativo e nem a mostrarem ouro, prata e especiarias o nativo se moveu.
Estrofe 29: Ao mostrarem peças de menor valor como um barrete vermelho (cor contente), o nativo caminhou para a povoação que se encontrava perto do local.
Estrofe 30: No dia seguinte os nativos vieram em busca de mais materiais dos oferecidos pelos portugueses. Os nativos estavam mais comunicativos e menos selvagens, o que levou Fernão Veloso a aventurar se com os nativos pelo mato.
Estrofe 31: Fernão Veloso é descrito como arrogante e confiante, e julgou que ia seguro, mas passado um tempo regressou apressado para o mar a dentro.
Estrofe 32: Um nativo atirou-se a Fernão Veloso que não tinha ninguém que o ajudasse. Vasco da Gama foi em seu auxílio.


Estrofe 33: Os nativos estavam a ferir os Portugueses com golpes de setas e pedradas, pelo que os portugueses ripostaram.
Estrofe 34: Estando Fernão Veloso salvo, os portuguese regressaram ao mar, e pela recepção concluíram que ainda se encontravam longe da India.
Estrofe 35: Um diálogo entre Fernão Veloso e outro marinheiro a gracejar sobre a situação pela qual tinham passado.
 Estrofe 36: Fernão Veloso conta que quando passou o monte os nativos obrigaram os Portugueses a irem embora sob penas de os matarem e roubarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário