domingo, 9 de dezembro de 2012

Resumo apresentaçção

Os poemas que eu apresentei faziam ambos parte da 2ª parte de "A mensagem" de Fernando Pessoa que lhe deu o título de "Mar Português"

O primeiro poema foi o "Epitáfio de Bartolomeu Dias". Este poema representa uma espécie de reconhecimento de mérito a Bartolomeu Dias que foi o primeiro europeu a dobrar o cabo das tormentas. Este poema é bastante importante pois simboliza o momento em que todos deixaram de ter medo do outro lado do cabo, onde se pensava ser o fim do mundo. Existe uma referência a Atlas, que é um titã que carrega o mundo no seu ombro na forma de um globo.

O Segundo poema foi o "Os colombos". Este poema tem um título irónico que evoca a disputa entre Portugal e Espanha em volta da figura do navegador Cristóvão Colombo. O poema não se refere apenas a Cristóvão Colombo, mas a todos os navegadores estrangeiros. Cristóvão Colombo foi o descobridor da América ao serviço dos Reis de Espanha, daí submerge o conflito entre Portugal e Espanha, pois este deveria ter descoberto a América ao serviço de Portugal se D. João II não o tivesse recusado. Este poema não se refere apenas a Cristóvão, mas a todos os navegadores estrangeiros, denominados de colombos, cuja glória é apenas um reflexo dos portugueses. Existe um exagero quanto ao nacionalismo neste poema pois o poeta diz que os navegadores estrangeiros apenas terão aquilo que Portugal não quis.

Henrique Olim Cardoso Nº11 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário