quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relação entre os Lusíadas e o mito de Actéon

Até que ponto é que não é por acaso, que Actéon é tantas vezes nomeado nos Lusíadas? Que relação é que existe entre Actéon e Diana e os navegodores e as ninfas? O final de Actéon é assim tão diferente do final épico dos Lusíadas ?

O Actéon é por diversas vezes nomeado nos Lusíadas por ser uma figura mitológica que tenta alcançar o inalcançavel para os humanos, ou seja, o patamar dos deuses. Ainda que de forma inconsciente, Actéon observou Diana ( "Deusa" ) e por isso ( ou seja, por tentar alcançar os deuses ) foi transformado em veado.
Actéon era um caçador e, farto da sua vida tentou contorná-la através da contemplação e possível tentativa de aproximação de Diana.
Daí na minha opinião, este mito estar tantas vezes presente nos Lusíadas, pois também Camões tenta arranjar uma forma de reconhecimento para os navegadores, através do alcançe ao domínio dos deuses ( através da ilha dos amores ).
Desta forma, o mito de Actéon e Diana e a relação entre os navegadores e as ninfas está relacionado, pois no 1º caso Actéon, ainda que de forma inconsciente tenta alcançar o domínio dos deuses e no 2º caso Camões de forma consciente ( pois era a única forma que conseguiu arranjar para reconhecer o mérito aos portugueses ) faz com que os navegadores consigam alcançar o patamar dos deuses.
E, como sabemos do resto da história, Actéon e Diana nunca chegam realmente a ficar juntos, pois antes disto Actéon é transformado em veado e no caso, dos navegadores e das ninfas estes, apesar de ficarem juntos é por um determinado tempo, sendo que depois se separam. Ou seja, tanto num caso como noutro a companhia será apenas uma companhia espiritual.
O que nos leva a concluir que o final de Actéon não é assim tão diferente do final
épico de Camões, pois Actéon foi atacado pelos seus próprios cães que não o reconheciam ( quando este foi transformado em veado ) e os portugueses quando regressaram da sua viagem da Índia não foram reconhecidos pelo seu mérito e constataram que o mundo permanecia igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário