quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relacionar as metamorfoses com a ilha dos Amores

Começando por explorar o título do texto, "Metamorfoses" podemos verificar, que Ovídio queria dar conta das transformações que a terra foi sofrendo ao longo dos tempos.
Neste texto podemos verificar que Ovídio descreve a Terra como sendo algo confuso em que está tudo baralhado, mas que contudo começa a ganhar uma determinada ordem natural, até chegar ao ponto em que tudo está organizado. Quando isto acontece a Terra, torna-se perfeita só falta então a criação de um ser dotado de inteligência que pudesse reger os outros, o homem.
Desta forma nasce o homem que irá viver na idade de ouro. Esta uma idade em que os valores bons eram apreciados, ou seja, valores como a sinceridade e a lealdade. Contudo, e à medida que o homem vai evoluindo estes valores vão-se degradando. E, o "ponto alto" do degradamento destes valores é quando o 1º homem diz que um pedaço de terra é dele. Aí, valores como a sinceridade e a lealdade são substituídos por outros como a corrupção, a traição e a hipocrisia, e chegamos à idade de ferro.
E relacionando a ilha dos Amores, com este texto, podemos verificar que a ilha dos amores é um refugio à idade que se vive agora, a idade de ferro. Ou seja, Camões criou a ilha como forma de se "refugir ele próprio" da sociedade que vive, e que não concorda. Assim a ilha dos amores, pode ser vista como uma metáfora à idade de ouro em que tudo era puro, e tudo era sincero. Um lugar em que tudo existia em hamornia e que não existiam "os problemas" que a sociedade cria.

Sem comentários:

Enviar um comentário