terça-feira, 3 de maio de 2011

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

No livro “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” surgem uma variedade de problemas, sobre os quais vou falar.
Um dos problemas retratados nesta obra é as mudanças ao nível físico e intelectual que Alice sofre. Durante todo o texto Alice tenta responder a perguntas do tipo: Quem sou eu? O que sou eu? Como sou eu? A maneira de interagir consigo própria e com os outros vai-se alterando, mas ainda assim evoluindo. No início da obra Alice ao encontrar-se com outros personagens, tentava meter sempre conversa, acabando constantemente por falar de assuntos incómodos aos outros. Já para o fim da obra, percebe-se que Alice evoluiu psicologicamente e que agora já consegue conter-se, de modo, a não falar de certos tópicos que podiam magoar as pessoas com quem fala. Chego portanto à conclusão que Alice está na passagem da infância para a adolescência e está a passar uma série de transformações físico-biológicas, pois para além das mudanças intelectuais de Alice, a mesma ia mudando de forma e tamanho.
O outro problema sobre o qual vou falar, é a ideia de justiça presente no livro. Aqui, a forma de justiça é um pouco diferente do habitual, apesar de não ser uma ideia nova, pois este modo de pensar já existiu.
Neste livro, a verdade não é tida em consideração e a justiça aqui não é utilizada para fazer justiça, mas para condenar alguém para proveito próprio. Esta forma de ver as coisas é como a lei do mais forte, como acontecia antigamente na Alemanha e na Rússia, onde para simples proveito, se podia incriminar qualquer pessoa, pois apesar de lhe ser atribuída uma oportunidade de se defender, esta era simplesmente ilusória, pois a sentença estava já feita antes do próprio julgamento. Isto acontece tanto na história do rato sobre a razão de não gostar de gatos nem de cães, como no habitual dia-a-dia da rainha.
Este livro é portanto uma obra que retrata uma grande variedade de problemas que podem ser interpretados de várias maneiras, chegando-se a uma enorme quantidade de conclusões.

Ricardo Pereira nº19 10ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário