quarta-feira, 4 de maio de 2011

Justiça cega.

“Alice no País das Maravilhas” é um livro de Lewis Carroll é um livro aparentemente para crianças, no entanto ao longo da obra surgem diversos problemas que suscitam a curiosidade do autor e que podem ser analisados e tratados. Nesta dissertação eu vou tratar de um dos problemas fulcrais do livro, a justiça.

A justiça em “Alice no País das Maravilhas” difere em muito da justiça à qual estamos habituados no nosso dia-a-dia devido à forma como é exercida. Ao longo do texto deparamo-nos com acções em que somos confortados com a justiça e conseguimos reparar que os métodos utilizados diferem totalmente dos reais. Não existem nem juízes nem jurados e a justiça é completamente imparcial pois ganha que mais poder mana, não interessa quem cometeu o crime pois nem provas existem é a pessoa que tem mais poder que dita o julgamento do culpado. Logo não estamos perante uma justiça autêntica pois uma justiça autêntica deve ser imparcial e incorruptível. Existe ainda uma outra hipótese que é alegar que em Alice não existe justiça.

O primeiro momento do texto em que somos confrontados com a justiça é quando o rato é julgado pela cadela fúria. Logo neste primeiro julgamento o rato é injustiçado pois acusam-no e culpam-no de algo que não fez. A cadela fúria neste caso a juíza e a jurada aproveita-se da sua estatura física para se sobrepor sobre o rato que é um ser mais fraco.

No momento do julgamento do Valete somos outra vez confrontados com uma justiça cega. O Rei e a Rainha de Copas encontram-se perante uma sala cheia para condenar o Valete, no entanto estes não têm provas e não seguem a ordem normal de um julgamento limitam-se a abusar do seu poder para culpar alguém seja este inocente ou não.

Como já referi antes esta justiça é irreal no entanto hoje em dia a justiça em Alice difere menos da realidade. Cada vez estamos a ser mais confrontados com uma ideia de justiça dominada pelo poder e pelo dinheiro. Será que a justiça em Alice é assim tão diferente da nossa?

Henrique Olim Cardoso Nº12 10ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário