quarta-feira, 4 de maio de 2011

A ideia de justiça em Alice no país das Maravilhas


Alice no pais das maravilhas é um livro escrito por Lewis Carrol,  foi publicado no séc.XIX e é considerado uma obra clássica na literatura inglesa. A história fala sobre uma menina chamada Alice que ao seguir um coelho branco cai para um buraco que a direcciona para o país das maravilhas, um mundo da fantasia, repleto de criaturas irreais alguns animais, outros baralhos de cartas.

Neste texto eu falar sobre a ideia de justiça, uma ideia diferente e peculiar face a nossa ideia de justiça.  Desde de o inicio do livro, terceiro capitulo, nota se os ideais que são usados no país das maravilhas. Onde a Cadela Fúria acusa injustamente o Rato de lhe ter roubado e diz se juiz e jurada( ou seja um julgamento justo não acontece aqui, nem ao longo do livro) e da também a sentença, comer o Rato, ou seja, a Fúria sentencia de acordo com os interesses dela e não de uma maneira justa e correcta. Aqui neste capitulo também se nota outro tópico importante a referir em Alice no país das Maravilhas que se relaciona com a ideia de justiça que é o Exercício de poder pois a Cadela Fúria tira proveito de ser mais forte que o Rato se não já não o julgava e condenava.
No tribunal, capitulo onze e doze, onde o Valete é acusado de roubar as tartes da rainha e apesar de não terem provas de ter sido ele, a rainha e o rei tentam incrimina-lo e condena-lo á morte. É aqui que se demonstra claramente os ideais de justiça em Alice, onde o juiz é a personagem o Rei e os jurados são criaturas mais concretamente animais que se portam como pessoas normais do quotidiano. Neste tribunal, nota se alguma anarquia pois estão todos a falar e está uma grande confusão. As ameaças do rei são de difícil concretização pois ele ameaça constantemente as testemunhas mas nunca as concretiza, o poder judicial e o poder politico o rei tem o poder de ambos, ou seja tem um grande controlo sobre as criaturas no país das maravilhas.
Estes critérios são diferentes dos que nos usamos, pois no livro existe um grande excesso de arbitrariedade e prepotência,  pois este tribunal tem alguns traços de anarquia e há um grande abuso de poder como se vê em certos acontecimentos no livro, como as ameaças da rainha e do rei hás testemunhas e também a Cadela Fúria por ser mais forte que o Rato abusa do poder que tem.

Estes ideais de justiça de Lewis Carrol faz nos reflectir sobre se o mundo em que nós vivemos, aparte das criaturas imaginárias e acontecimentos impossíveis e irreais no nosso mundo, é assim tão diferente do nosso? Será que os poderosos como os políticos, altos cargos em empresas,figuras publicas exercem poder e influenciam os juízes e jurados? Será que por se ser uma pessoa igual as outras mas porque aparece na televisão como politico e tem um alto cargo na sociedade consegue influenciar a justiça? Cada um tem a sua opinião.
Sebastião Mendonça nº22 

Sem comentários:

Enviar um comentário