domingo, 1 de maio de 2011

Relação de Alice com as outras personagens e consigo própria

  Desde o início da obra (As Aventuras de Alice no País das Maravilhas), que Alice se apresenta como uma menina diferente. Mas diferente em que sentido? Bem, Alice é uma menina que gosta de acção, aventura e do “extraordinário”. Mas o que é este “extraordinário” que Alice gosta? Por exemplo, no início do Capítulo I, Alice estava aborrecida de não fazer nada, enquanto a sua irmã lia um livro junto ao rio. Então, passa junto de Alice um Coelho Branco a correr. Até aqui, nada de anormal se passava segundo Alice no entanto, de seguida, este (o coelho), tira do seu colete um relógio de bolso. Neste momento, Alice acha a situação um pouco estranha e define-a como “extraordinária”. Após o sucedido, Alice decide seguir o sujeito (o coelho), e aí começa a verdadeira aventura!
  Ao encontrar-se dentro da toca por onde tinha entrado, Alice encontra vários animais, com os quais desenvolve uma relação. Mas, que tipo de relação será? Será afectuosa e bem sucedida? Ou será desagradável?
  Bem, no início, o primeiro sujeito que encontra é um pequeno rato, com o qual Alice tenta conversar, porém, este não respondia. De seguida Alice começou a falar sobre gatos e cães, assunto que não deixou o rato muito agradado.
  No entanto Alice, ao longo da obra, não estabelece apenas relações com outros animais, mas também consigo própria. Por exemplo, antes de ter conhecido o rato, Alice já tinha sido confrontada com uma situação embaraçosa. Encontrou uma garrafa que continha a palavra “BEBE-ME”. Primeiro, Alice pensou que iria beber, já que se considerava uma menina ajuizada. No entanto pensou que lhe pudesse acontecer algo “extraordinário” se a bebesse. Alice, conhece assim uma das suas facetas que desconhecia.
  Depois de conhecer o rato, e de lhe ter falado de gatos e cães, este não gostou pelo que se quis ir embora deixando Alice sozinha. Esta choramingou bastante que formou um lago. Quando ambos já estavam nas margens, com os outros animais (Pato, Dodó, Arara e a Águia), Alice perguntou ao grupo como se haviam de secar (por esta altura Alice já não estranhava o facto de falar com animais). Após de algumas tentativas sem resultado, Alice começa a falar ao grupo sobre a sua gata, Dinah, dizendo-lhes que esta gostava muito de caçar ratos, etc.… Ao ouvirem com desagrado o que Alice acabara de dizer, o grupo afasta-se, deixando Alice bastante triste. Mais uma tentativa falhada de se relacionar com os outros animais devido a um certo egoísmo e arrogância por parte de Alice para os outros animais.
  Outro exemplo é a situação em que Alice se encontra quando se senta na mesa onde está, o Arganaz, a  Lebre de Março e o Chapeleiro, no Capítulo VII. Neste capítulo, os três dizem a Alice que não há lugar para ela. No entanto ela senta-se, na medida que eles a tentam chatear para que ela se vá embora. Mais uma vez, Alice a mostrar-se antipática, e a não conseguir a amizade dos três.

Bernardo Santos, Nº7, 10ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário