quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Anagnórise e Reconhecimento

            Começando por reconhecimento… Se começarmos por analisar a palavra podemos dividir em re e conhecimento. Re dá a ideia de repetição, por isso reconhecimento, é voltar a conhecer, conhecer outra vez, isto é, identificar algo ou alguém já conhecido. Na literatura é a identificação de uma personagem funcionalmente relevante.
            Anagnórise significa reconhecimento no antigo grego.
            É o descobrimento ou a confirmação por parte de uma personagem de dados essenciais de sua identidade, de entes queridos ou do entorno, de certa forma ocultos para ele, até então.
            Este termo foi usado pela primeira vez por Aristóteles na Poética. É utilizada em muitos géneros, mas Aristóteles, relacionou-a à tragédia clássica, pois está associado a ela de um modo especial.
            De acordo com Aristóteles a anagnórise deve aparecer num momento crucial, quando tudo se revela e fica claro ao protagonista, geralmente trazendo efeitos demolidores. A revelação de uma verdade muda a perspectiva e reação do protagonista, que se adapta, ajusta e acomoda aceitando seu destino, ajudando mesmo que este ocorra.
            É um recurso que também é frquentemente usado na comédia, mas ao contrário da tragédia na qual a anagnórise provoca a derrocada, na comédia leva ao triunfo.

Mark Alexandre Vaz nº16 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário