quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Hamartia

Hamartia é um conceito literário e que consite de um erro cometido pelo personagem de uma tragédia, resultando na peripécia. Este conceito aparece com Aristóteles em Poética portanto é conhecida por falha aristotélica.
Para Aristóteles, uma tragédia com peripécia (ou tragédia complexa) é mais perfeita que uma tragédia sem peripécia (ou tragédia simples). Além disso, na tragédia ideal a peripécia deve decorrer da hamartía, para que o herói reconheça que errou quando os acontecimentos se devem à acção de forças superiores às do herói.
Nas tragédias de Shakespeare, as reviravoltas são, na maioria das vezes, motivadas por falhas de carácter dos personagens. A constatação da efectividade de tais tragédias levou os teóricos românticos a usar o termo hamartía com um significado mais abrangente, o de tragic flaw (defeito trágico). De acordo com esses teóricos, os erros de Macbeth, originados mais de sua ambição do que de sua ignorância de alguma circunstância importante, também podem ser legitimamente chamados de hamartía.

João Grilo
#13 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário