segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terror na Tragédia

A tragédia tem sua origem no mesmo contexto em que surgiu o teatro, na Grécia antiga, quando os rituais primitivos eram o elo entre os homens e seus deuses. A tragédia surge juntamente com a comédia, no teatro grego, sendo que a primeira possuía um carácter nobre dentro das comemorações ao deus da fertilidade, capturava a essência humana e a sua relação com os sentimentos profundos de amor, ódio, medo, terror, traição, etc., enquanto que a comédia tratava de assuntos do quotidiano, da vida comum dos homens.

A tragédia constitui finalidades que passam pelo sentimento de paixão até ao terror, terror este que de início se apresenta como uma série de acontecimentos que se vão desdobrando perante o espectador com uma certa neutralidade, mas que logo começa a carregar um conteúdo emocional e levanta nos seus espíritos a suspeita de que algo horrível está prestes para acontecer, um sentimento de tensão, terror, expectativa (suspense), que levam o espectador a tomar partido perante o que se passa na cena e a participar das inquietações e sentimentos das personagens.

Chega-se então ao ponto culminante da acção. Uma série de acontecimentos terríveis semeiam-se – pathos – e cresce novamente sentimentos inquietantes, como o desvendar da identidade das personagens, ou o aniquilamento das mesmas. Dá-se nesta fase uma reviravolta brusca dos acontecimentos, onde se resume a essência do trágico e do terror e se condensa as consequências finais da acção do protagonista.

Bernardo Santos, Nº7, 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário