I Ato
Destaque na I cena os elementos informativos de que depende o evoluir da intriga: personagens e seus traços característicos, sugestão de conflito, «história» passada, temporalidade.
Note na II cena:
a) o acento posto na leitura e nas obras representativas de uma cultura e de uma moral;
b) modos de relacionamento de Telmo e D. Madalena com o passado de que falam;
c) apresentação de Maria;
d) o que sugere o uso das reticências nas falas de D. Madalena.
Destaque expressões que mostrem os saberes das personagens e o jogo com a «ignorância» do leitor/ espetador em relação ao evoluir da intriga.
Que se anuncia com a «conversa» entre Telmo e D. Madalena? Haverá já marcas do desfecho?
Destaque a referência ao sebastianismo e procure ao longo do texto outros sinais.
Veja a importância do que é dito na última fala de D. Madalena para o encadeamento entre cenas e consequente construção dramática.
Na IV cena atente na caracterização de Maria. Que imagem se pretende criar?
Dentro da ordem «familiar», quais são os pontos de rutura que o texto anuncia?
Note a inserção da intriga num contexto histórico. Relacione com a(s) referência(s) ao sebastianismo.
Anuncia-se uma mudança de espaço. Veja como cada personagem a interpreta.
Repare na importância que é dada ao retrato.
Tente representar em gráfico os momentos máximos de tensão dramática. Relacione-os com o caminho que o texto parece anunciar.
Conclua quanto ao papel das duas primeiras cenas na economia do texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário