quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O significado de Catástrofe


Catástrofe:


De acordo com o dicionário, catástrofe significa uma grande desgraça, um acontecimento funesto, calamidade ou fim lastimoso.

Na literatura há conhecimento de várias catástrofes, Estas obras são caracterizadas por uma tensão, decorrente da consternação que os humanos sentem diante da tragédia e o fascínio de contar bem uma história, o principal objectivo dos romancistas. Essa tensão manifesta-se na utilização do sublime, categoria estética propícia a abordar o fascínio e o terror.

Por exemplo, no livro O Leitor, a personagem principal foi acusada de ser uma guarda de um campo de concentração de judeus. Sabendo que dentro do campo desenvolvia-se uma tragédia, ou uma catástrofe ( o extermínio dos judeus), nada disse às autoridades.

O conceito de catástrofe também está relacionado com a natureza. Quem já não ouviu falar sobre uma catástrofe natural? Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um sismo, um desabamento, um furacão, inundação, incêndio, ou algum dos outros fenómenos naturais listados abaixo) provoca directa ou indirectamente danos extensos à propriedade, faz um grande número de vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenómenos naturais não resultam em desastres naturais.
Jorge Favinha nº 15
11ºD
 

Sem comentários:

Enviar um comentário