quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ironia Trágica


Na tragédia, a chamada "ironia trágica" é uma ferramenta ou um recurso para aumentar a intensidade da situação dramática. A ironia trágica está especialmente presente nos dramas da Grécia Antiga. Nesta forma de ironia, as palavras e acções da personagem mostram a situação real, que o espectador vê e está plenamente consciente do que acontece.

O que me melhor pode ilustrar um caso famoso de ironia trágica ocorre em Romeu e Julieta de Shakespeare, quando Romeo encontra Julieta drogada como se estivesse morta, ele acredita na sua morte e suicida-se, quando Julieta já não está sobre o efeito da droga vendo o seu amante morto ao seu lado, Julieta mata-se com uma faca.

Este antagonismo entre a realidade e o sentido do infinito, é a base da ironia romântica, um acontecimento ou resultado pode ser totalmente diferente do que eram as expectativas.

Quando não reconhecida, a ironia pode levar a mal-entendidos, mesmo que seja entendida como tal.

 A dissimulação ou ignorância fingida é um artifício retórico, técnica literária, ou situação em que há uma incongruência afiada ou discordância que vai além da intenção simples e evidentes de palavras ou acções.

 Actualmente não existe nenhum método para indicar textualmente ironia, embora uma ironia afirma o oposto da verdade - ou drasticamente e, obviamente, subestima uma conexão factual.

Sem comentários:

Enviar um comentário