Alunos do 12ºD, da Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras,no ano lectivo de 2012-13
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Frei Luís de Sousa - Questionário II
II Ato
Como se faz a ligação entre o I e o II atos? Destaque alguns processos, no discurso e na intriga.
Estabeleça um paralelo entre a I cena do I ato e a I cena do II ato. A que conclusões chega quanto à técnica utilizada?
Que aproxima Telmo e Maria?
Veja como evoluem os dois fios da intriga, introduzidos anteriormente.
Leia com atenção a cena dentro da cena. Repare no trabalho com os tempos verbais, na representação de terror, no paralelo entre os dois retratos.
Compare a descrição de dois dos retratos na sala com o terceiro (de D. João de Portugal). Veja como se cria a expetativa do leitor ao adiar a descrição deste e ao colocá-la na fala de Maria.
Com a entrada de Manuel de Sousa Coutinho assiste-se a uma mudança de registo. Qual? Veja que relação pode haver entre ela e a «solução» adotada no final do texto (professar). Veja também como o texto disfarça essa relação.
A partir da IV cena criam-se condições para a chegada do Romeiro. Como? Repare no projeto de conciliação entre as partes em conflito (que constituirá o segundo fio da intriga); note a situação espaciotemporal (a introdução mais desenvolvida da «história» de Soror Joana surge aqui); leia o desejo expresso nas palavras de D. Madalena; repare no vazio de personagens só contrariado pela presença de um representante da Igreja.
Faça um levantamento lexical de termos com valor semântico «disfórico» ou «negativo». Que efeito produzem?
Analise o discurso de D. Madalena neste II ato e veja até que ponto ele é responsável pela consideração deste texto como tragédia.
Veja o jogo que assume o diálogo entre Frei Jorge/ Madalena e Romeiro:
a) técnicas de produção de efeito de suspense;
b) caraterização do Romeiro e efeito de real por aí produzido;
c) reconhecimento enquanto momento fundamental na construção da tragédia.
Repare nas cenas IX e XII. Qual a sua função na economia da intriga? Veja que outros processos se podem deste aproximar.
Que sentidos produz a palavra «ninguém» nas suas duas formas?
Veja como é conseguido o ritmo vivo destas últimas cenas e qual o efeito que se pretende atingir.
Neste II ato, veja qual foi o fio de intriga desenvolvido e qual a personagem que mais interveio.
Repare, de novo, na progressão que se constrói a partir da tranquilidade, no início do ato, até ao clímax que constitui o reconhecimento. Estabeleça um paralelo com o I ato. Que diferenças encontra?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário