segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Apresentação oral

O livro que apresentei foi ‘O bosque dos pigmeus’. Este livro é um romance que foi escrito por Isabel Allenda, uma escritora chilena, que o lançou em 2004. Este livro faz parte de uma trilogia, sendo este o último, das Aventuras de Águia e do Jaguar, encenando grandes aventuras passadas pelos dois.
Esta história começa quando os jovens Alexander e Nadia acompanham a avó de Alexander, Kate, em mais uma viagem que a avó faz para a revista International Geographic, apesar desta ao início não gostar da ideia destes a acompanharem, pois metem-se sempre em aventuras de perigo, acabou por aceitar. Esta viagem baseava-se numa viagem por um safari em África onde os viajantes têm oportunidade de ver os animais da selva muito perto, não tendo Kate razão de queixa dos jovens pois até ai tudo tinha corrido bem. Quando se preparavam para se ir embora do continente africano, houve uma mudança de planos, pois quando se preparavam para embarcar num pequeno avião que os levará para o aeroporto, apareceu um missionário católico que lhes pediu ajuda para encontrar dois amigos missionários católicos que tinham sido vistos pela última vez numa aldeia no meio da selva. O grupo decide ajudar o missionário e embarca rumo à aldeia que se chamava Ngoubé.
Na aterragem tiveram bastantes dificuldades porque era uma área com uma floresta bastante densa, sendo obrigados a aterrarem na margem de um rio fazendo com que o avião ficasse danificado, tendo o grupo de esperar que alguém passa-se por lá.
Ficaram cientes que a aldeia teria perto, porque num dos passeios de Nadia e Alexender pela selva encontraram uma armadinha feita para gorilas. Entretanto uns homens aproximaram-se do acampamento montado por estes. Eram pescadores de uma outra aldeia perto e que em troca de dinheiro se dispuseram a transportá-los até Ngoubé e irem os buscar passado quatro dias, no mesmo sítio que os deixariam.
O grupo embarca nas pequenas canoas dos pescadores até ao sítio combinado. A partir daí tiveram de fazer o percurso até a aldeia a pé. Nessa aldeia havia um rei chamado Kosongo e o seu comandante chamado Mbembelé. Durante o percurso encontraram pigmeus que os ajudaram até chegar a aldeia. Contaram-lhes que o rei era muito temido pela população sendo estes escravizados pelo rei.
É aqui que começa a acção, e a luta pela liberdade desta população.
Alexander e Nadia, mostram ser jovens bastante corajosos e curiosos que são capazes de abdicar da sua vida para ajudaremos outros.
No final este grupo de aventureiros consegue por fim à escravatura vivida pelos pigmeus durante longos anos e para além disso a reportagem de Kate na revista International Geographic é um sucesso.
Carolina Barros, nº8 11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário