quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Impressões de Viagem

Mais uma visita de estudo e desta vez o autocarro parava em Rio Maior, algures em Santarém no intuito de aprofundar conhecimentos relativos a agricultura biológica. Um sítio novo, pessoas novas, coisas novas mas sempre tudo diferente do que vemos no dia-a-dia.

Desta feita, a dado momento deparei-me na terra a tirar fotografias a uns pimentos que para mim são iguais aos “não-biológicos”, obviamente não querendo desprezar o sentido da visita. Se tentar tirar as minhas impressões desta viagem, de certo me irei lembrar do convívio, daquela Quinta Biológica e de uma tarde com pessoas desconhecidas e que de certo nunca mais verei em pleno centro de Santarém.

Esta Quinta Biológica destaca-se em Portugal pelo seu tamanho, muitos hectares, e também pelo tipo de produção que exerce, estando de acordo com os objectivos da União Europeia para a Agricultura. Nesta visita, tive a experiência de experimentar coisas diferentes, como os docinhos que nos foram preparados, não posso dizer que gostava ou desgostava porque eram comidas produzidas de forma diferente e que para mim era novo, e a tudo o que é novo há sempre um receio miudinho. Mas sendo mais pormenorizado e um pouco atrevido, sim havia um ou outro docinho que provavelmente não voltaria a colocar na boca. Achei interessante o facto desta Quinta não estar somente ligada á produção biológica mas também ao turismo, não um turismo balnear como estou tão habituado mas um turismo para um tipo de pessoas que apreciam a riqueza da natureza, ar puro e de passar boas horas de forma calma sem todo o stress que as áreas urbanas tanto oferecem. E isto devido ao hotel que foi construído na Quinta.

Pois este é um texto de impressões e então posso dizer que gostei da segunda parte pois, apesar de não estar tão relacionada á minha matéria, pude estar mais          à-vontade e falar com pessoas que aproveitavam aquela tarde para se sentarem um bocadinho á sombra num jardim ou num parque. E nesta tarde, realmente vi que todas as pessoas são diferentes, nas suas opiniões, maneiras de falar e as suas mentalidades. Alguma podem estar perto de outras mas são todas diferentes e isso é bom porque se fossemos todos iguais seria uma desgraça.

Foi uma boa experiência e pude aprender coisas novas, diferentes e acima de tudo, sair da área escolar e conhecer um pouco Santarém assim como Rio Maior.


João Grilo
#13  11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário