segunda-feira, 12 de dezembro de 2011



Apresentei o livro “A Metamorfose”, de Franz Kafka. É uma obra que transmite a quem lê uma visão clara do que realmente é o Absurdo, a Obsessão, o Sentimento de Culpa e o Estranhamento. Todos estes sentimentos, próprios da natureza humana, estão inseridos na conjugação de dois mundos: o Mundo Real e o Mundo Fantástico. Franz Kafka, escritor notável da Literatura Moderna, escreveu as suas histórias baseadas em tais temas, pormenorizando-os e explicando-os detalhadamente, conforme as situações do momento. Desta forma, construiu um Mundo e o seu espaço como autor e homem: o Realismo Mágico.

“A Metamorfose” fala-nos de uma fase decisiva na vida de um homem, Gregor  Samsa. Esta personagem vivia com os seus pais e a sua irmã.

A  nível  profissional, Gregor não se sentia auto-realizado. Mantinha sempre uma postura apática e desanimadora em relação a toda a sua vida profissional actual. Considerava o seu trabalho, caixeiro-viajante, algo cansativo e bastante monótono.  Exigia múltiplas viagens, cumprimento de regras minuciosas, muita responsabilidade e paciência para com os produtos da empresa para quem prestava serviço e quase sempre tinha pouco tempo para se divertir. Uma autêntica “prisão-viajante”.

A sua irmã, um pouco mais nova, compreendia tudo e todos com bastante facilidade. Era bastante segura de si, confiante e decidida. Pelo contrário, os seus pais, demasiado preocupados com a sua vida financeira, não ousavam compreender ninguém, principalmente o seu próprio filho. Sendo assim, a vida sentimental e pessoal de Gregor Samsa era seguramente infeliz. Já não sabia bem o que era o amor, pelo menos o amor de mãe, de pai e de irmã. A sua percepção acerca da sua relação com a família era destruidora de si próprio, afastando-o do Mundo, de si como pessoa e aproximando-o cada vez mais da solidão, ignorância e desespero. Desta forma, Gregor Samsa, sofreu uma Metamorfose, passando para um grande insecto com tudo a que tem direito: uma carapaça dura, pernas exageradamente finas em relação ao corpo e antenas. Esta transformação, um pouco irónica e engraçada, preenche o Mundo Fantástico que Franz Kafka criou para complementar o Mundo em que vivemos, o Mundo Real.

A história deste livro relaciona-se com a vida de cada um de nós na medida em que se refere ao Passado, Presente e Futuro, bem como os acontecimentos entre eles gerados. Somos todos iguais pois estamos destinados a nascer e a morrer. Somos todos diferentes pois formámos passados opostos, construímos presentes distintos e sonhamos com um futuro diferente.

Gostei muito de ler este livro pois proporciona-nos um pensamento abrangente sobre várias temáticas, dá-nos a liberdade de imaginar a personagem principal na dimensão real ou fantástica e é bastante criativo e bem estruturado. Recomendo-o vivamente.


Rita Alexandra Matos Nº19   11ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário