segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Síntese da apresentação oral sobre o livro “Oliver Twist”



          Abandonado quando era ainda muito pequeno, Oliver Twist é forçado a viver em uma casa de correcção para meninos que tinham como senhor absoluto o terrível Sr. Bumble, que aldrabava os rapazes para ficar com a comida deles. Desesperado, embora determinado, Oliver consegue fugir para as ruas de Londres. Sem dinheiro e completamente sozinho, ele é sequestrado para o mundo do crime pelo sinistro Fagin, cabeça de um grupo de ladrões. Envolvido por um bando de patifes e ladrões, é preso por um crime que não cometeu. A vida do rapaz muda quando conhece o Sr. Bownlow, o alvo do roubo, este dá-lhe comida, roupas, abrigo e afeto juntamente com a governanta, mas é novamente raptado pelo grupo de ladrões que o acolhera, que estavam com medo que os denunciasse ao Sr. Bownlow. Estes ladrões tentaram impregnar o espírito de roubo, sem sucesso. Como tentativa desperada de impregnar esse espírito ao rapaz, montam um esquema de assalto sem ele saber. Na casa em que vão assaltar, o papel de Oliver é entrar por uma janela pequena e abrir a porta para os ladrões, mas este decide tentar avisar alguém do assalto e esbarra, acidentalmente com os donos da casa, que disparam nele, sem saberem que se tratava de uma criança. Com os tiros Oliver foge da casa com os ladrões, mas estes deixam-no para trás acabando por ficar ao acolhimento da família que vivia na casa do assalto durante algum tempo. Mas sempre na esperança de voltar a ver Sr. Bownlow, decide contar a sua história a Sr. Rosa e esta, por sua vez, conta a Sr. Losberne, o médico que cuidou de Oliver, e este faz de tudo para encontrar os benfeitores do pobre rapaz. Encontrando o Sr. Bownlow, este faz de tudo para encontrar as origens do rapaz e acaba por descobrir que Oliver é irmão de um filho de um falecido amigo, e que este estava a tentar acabar com a vida de seu irmão devido a uma herança deixada por seu pai que não queria partilhá-la.



            Oliver era um rapaz pequeno que tinha cerca de dez anos. É um rapaz carinhoso, muito simpático e educado, e lutador. Achei importante dar esta pequena caracterização porque algumas destas características são surpreendentes tendo em conta a vida do rapaz.



            Nesta história podemos tirar ideia de que nunca devemos desistir. Refiro-me não só a Oliver, que encontrou muitas dificuldades mas lutou sempre por uma vida melhor, como também ao Sr.Browlow, que nunca desistiu de encontrar as origens de Oliver acabando mesmo por conseguir.



            Este livro apesar de ser um clássico, é também um manifesto contra o trabalho e a exploração infantil. Verifica-se no livro que o autor está contra estas ideias, mostrando uma preocupação por Oliver ao longo da história.

           

            Fiz uma pequena pesquisa sobre o autor, Charles Dickens. Não encontrei nada em particular, ele foi um dos mais populares escritores ingleses, contribuindo em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. Este foi dos seus maiores clássicos.

            Decidi fazer esta pesquisa porque gostei da forma que o autor contou a história. Ele não contava de uma maneira muito especial, mas notou-se que teve gosto em escrever a história, precupava-se verdadeiramente com as personagens. Por exmplo:

“(…) E, agora, este que escreve estas linhas lamenta chegar ao termo da sua tarefa e desejaria continuar ainda o fio desta história. Gostaria de deter-me junto de algumas destas personagens, no meio das quais vivi tanto tempo e de partilhar a sua felicidade, descrevendo-a…”



Eu gostei do livro, acho que é uma boa história

Mark Alexandre Vaz nº16 11ºD


Sem comentários:

Enviar um comentário