sábado, 8 de outubro de 2011

texto argumentativo (direitos humanos)


            Neste texto vou falar dos direitos direitos humanos. Vou referir a importância que têm estes direitos e da maldade que é opor-se a eles.

            Os direitos humanos são direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos incluindo a liberdade de pensamento e expressão e a igualdade perante a lei. Todos nós mercemos ser livres e tal como diz o primeiro artigo dos direitos humanos nacemos “livres e iguais” , mas esta liberdade acaba onde começa a liberdade do outro ou seja somos livres mas condicionados daí a importância dos direitos humanos. Estes direitos permitem-nos ser livres e mostram o que podemos fazer sendo dignos e sem invadir a liberdade dos outros, isto é, sem desrespeitar os outros. E não é isto que queremos, ser livres?

            É justo desrespeitar os direitos humanos dos outros? Eu quando falo aqui em desrespeitar é ir completamente contra os direitos dos outros e posso dar um exemplo, nomeadamente a escravatura. A escravatura é quando alguém assume direitos de propriedade de outro ser HUMANO. E ponho humano em maiúsculas pois quero que percebam que um humano não tem direito nenhum sobre outro. Por que motivo alguém tem o direito de mandar noutro? Muitas vezes recorrendo a tortura, para obrigar o HUMANO, neste caso o escravo, a desempenhar as funções pretendidas o que também é uma violação dos direitos humanos.

            Os direitos humanos são fundamentais para vivermos numa sociedade de bem, uma sociedade civilizada, onde sobressai o bem. Nem mesmo com os direitos humanos o mundo não se encontra numa total paz, isto pois, os direitos humanos são desrespeitados. Ora se com os direitos humanos não há paz, sem eles o mundo seria uma catástrofe.

            Os direitos humanos permitem-nos viver dignos, merecedores da nossa vida. Permitem-nos ser livres e praticantes do bem ao mesmo tempo.

            Os direitos humanos são fundamentais para a vivência em sociedade. Somos todos iguais, não há nenhum ser humano superior a outro, pois não?



Mark Alexandre Vaz

Nº16 10ºD

1 comentário:

  1. Oi, eu preciso passar um seminário sobre um tema crítico, e optei por esse tema, mas você poderia citar outros temas para mim?

    ResponderEliminar