segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A acção de Leonardo. A simbologia do Casamento

A acção das estrofes 75 à 83 do canto IX passa-se à volta da personagem, Leonardo.
Este é um bravo marinheiro, divertido, bom companheiro e corajoso. Apenas tem um problema, que considera ser o infortúnio da sua vida, tem azar no Amor.
Como os seus companheiros, Leonardo persegue a sua ninfa, Efire, mas ao contrário das ninfas dos seus amigos, esta está decidida a fugir. Vendo-se obrigado a perseguir a ninfa que deseja, vai narrando os infortúnios da sua vida amorosa, até que finalmente, Efire, com pena de Leonardo, deixa-se apanhar por ele.    Este, considera que o facto de ter tamanha beleza nos seus braços, faz dele o homem com mais sorte entre os marinheiros, esquecendo as antigas desavenças amorosas.
Após a perseguição, Leonardo e Efire, partilham momentos românticos e de intensa paixão, que criará o desejo de casar.

O casamento, nas estrofes 83 e 84, é assumido como um acontecimento que realça as diferenças de homem e esposa ( as ninfas possuem uma grande beleza e imortalidade, sendo semi-deusas.Contudo, os homens são apenas mortais). Tendo em conta que os marinheiros que casassem com as  ninfas iriam receber o titulo de semi-deuses. Este casamento, de acordo com o texto, será de grande alegria e paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário