sábado, 20 de outubro de 2012


Os Lusíadas, Canto IX (75.82) - A história de Leonardo

Leonardo, rapaz de boa presença, com qualidades, cavaleiro e dado a amores, a quem Amor não dera apenas um desgosto, mas sempre o tratara mal, e que já sabia que não era feliz em amores, mas ainda não perdera a esperança de mudar a sua sorte. Quis o destino que Leonardo corresse atrás de Efire, exemplo de beleza  que se mostrava mais esquiva que qualquer das outras ninfas. Enquanto corria, dizia-lhe: “Ó formosura em quem não fica bem a crueldade, já que eu te rendi a minha vida, espera um corpo de quem já tens a alma. Todos se cansam de correr, e só tu foges de mim? Quem te disse que era eu? Se to disse a desventura que sempre me acompanha, não acredites nela, porque eu fui enganado sempre que nela acreditei. Não canses, que me cansas! Se foges de de mim para que eu te não possa tocar, espera por mim e verás que mesmo que esperes, eu nunca te alcançarei. Espera, e vamos ver que subtil forma encontra agora a minha pouca sorte para que me escapes. E no fim verás que “tra la spica e la man qual muro he messo”. Não fujas, E também não fuja o breve tempo da tua formosura. Tu podes ,só com abrandar o passo, conseguir o que nunca conseguiram imperadores nem exércitos: vencer a força do destino, que sempre me perseguiu em tudo o que desejei. Tomas o partido da minha desgraça? É fraqueza dar ajuda ao mais forte contra o mais fraco. Levas contigo o meu coração? Larga-o, e correrás mais depressa. Não te sentes carregada pelo peso desta alma que levas enredada nos teus cabelos de ouro? Ou, depois de a prenderes, mudaste-lhe o destino que passou a pesar menos? Nesta única esperança te vou seguindo: ou tu não aguentas o peso da minha alma, ou a força da tua beleza lhe mudará a triste e dura estrela. Se mudar, não fujas mais, porque amor te ferirá, e então serás tu a esperar-me. E, se me esperas, nada mais espero”. A linda ninfa fugia, mas agora já não tanto pode-se fazer difícil  como a principio, como para ir ouvindo o doce canto e os queixumes apaixonados de Leonardo. E, já toda banhada de riso e de alegria, deixa-se cair aos pés do vencedor, que se desfaz em puro amor.

Tiago Oliveira, nº22, 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário