sábado, 20 de outubro de 2012

Relação do texto do Ovidio, com o episodio da ilha dos amores dos Lusiadas.


O episódio da Ilha dos amores é contado por Luís de Camões, nos Cantos IX e X d'Os Lusíadas. Nestes cantos, é relatada a vontade da deusa Vénus em premiar os heróis lusitanos, com um merecido descanso e com prazeres divinos, numa ilha paradisíaca, no meio do oceano, a Ilha dos Amores. Nessa ilha os portugueses podiam encontrar Ninfas lindas, maravilhosas, que os seduziam bastante, e que podiam namorar, paisagens lindas etc.
O livro do Ovídio relata a criação do mundo, e depois de concluída a terra era preciso criar um ser mais inteligente, ou seja, o homem, quando é criado o homem existe a idade do ouro onde tudo corria perfeitamente bem, passando depois para a idade de prata e depois a de ferro
O mito da Ilha dos Amores, narrado por Camões, confunde um pouco a realidade com a ficção, e é ai onde há uma relação com o texto do Ovídio, pois o texto também confunde um pouco a realidade com a ficção por vezes, mas a principal ligação é a da idade do ouro em que tudo era perfeito, paisagens maravilhosas e tudo mais, com era o que se passava na ilha dos amores em que tudo era completamente perfeito.

                                                                                                                      Afonso Limão Nº 2

Sem comentários:

Enviar um comentário