segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Será que a garantia do voto universal suficiente para podermos dizer que vivemos em democracia?




A democracia é um regime de governo em que o poder de tomar decisões políticas está com os cidadãos, na medida em que o voto exprime as escolhas políticas, é o povo que detém o poder soberano sobre o poer legislativo e executivo.
Quando nos perguntamos se a garantia o voto universal é suficiente para podermos dizer que vivemos em democracia, eu penso que não. Hoje em dia, e cada vez mais, vivemos numa democracia disfarçada, onde a força e o poder do povo se perde casa vez mais. Seja essa perda por questões políticas ou por questões económicas, o que é certo é que o voto universal, não é suficiente para podermos dizer que vivemos em democracia.
A Democracia não pode viver apenas do voto dos cidadãos mas também de melhores direitos para todos, da proximidade entre eleitores e eleitos e do grau de cultura dos seus cidadãos, para que assim o poder de voto ganhe um nível de decisão mais fundamentado e ciente.
Aonde existir fome, desemprego, insegurança e analfabetismo a democracia não lhes vale de nada. Podemos também falar aqui das minorias pois normalmente nunca são ouvidas sendo a maioria que detêm o poder todo sobre as decisões comuns.
Um dia chegaremos a um só estado onde todos os povos estarão representados e serão respeitados.
Sendo assim, a resposta é que estamos muito longe de vivermos nume democracia onde todos somos respeitados e representados e, infelizmente, demasiado perto, ainda do que se passava nas antigas civilizações.
Carolina Barros, nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário