sábado, 20 de outubro de 2012

O Episódio de Fernão Veloso


Assim como Leonardo, Fernão Veloso era um navegador valente e bravo, que se gabava constantemente da sua coragem e determinação.
Este episódio tem como espaço de acção o continente Africano. Os portugueses haviam acabado de embarcar. Após o desembarque, alguns navegadores foram explorar o local e acabaram por capturar um nativo que levaram para a embarcação. Foram mostrados ao nativo inúmeros objectos de valor e apenas mais tarde se percebeu que este só se interessava por objectos sem qualquer valor.
Oferecem-lhe esses mesmos objectos e deixam-no ir pacificamente. 
No dia seguinte surge a povoação local onde os portugueses desembarcaram. Fernão Veloso vai com os nativos até à sua povoação, pensando que lhe mostrariam os seus costumes. No entanto em pouco tempo volta para junto dos seus companheiros a correr, perseguido pelos aborígenes que o queriam matar. Foge de volta para a nau com ajuda dos companheiros e zarpam rapidamente do local. 
Já dentro da embarcação, Veloso, convencido, diz que só voltou repentinamente para ajudar os companheiros das dificuldades que enfrentariam brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário