quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Voto universal é suficiente para podermos dizer que vivemos em democracia?

 

No tempo actual, o voto talvez seja apenas uma formalidade dada ao povo para escolher o próximo líder politico, o próximo partido a quem, passados alguns meses, vão desejar a demissão e que vai ser a cara das críticas, caricaturas e das capas dos cartazes nas manifestações. Estas manifestações, que ao passar do tempo se reaproximam mais com a verdadeira revolta do povo, em Abril de 74 quando a ditadura Salazarista é derrubada por Marcelo Caetano e a democracia tinha assim as portas abertas em Portugal. Foi nesse dia que o voto, esse mesmo voto que hoje não faz tanta diferença, passou a ganhar importância, passou a ser algo que era do povo e algo que tinha significado. Hoje acredito que apesar dos votos, dos novos políticos e os novos governos, com ou sem coligação, vão dar tudo ao mesmo. Obviamente que cada um tem a sua maneira de pensar, no entanto, esses pensamentos ficam no lado de fora da Assembleia, são os pensamentos de revolta e critica pois, uma vez no poder, são esquecidos e é como se a democracia não existisse. Quando um político, do partido contrário ao do governo anterior se vê no governo, hoje em dia, é como se fosse igual. Cada um tem os seus ideais mas quando se vê aflito, não existe caracter ou principio que resista, pois sabe onde cortar, sabe onde obter receitas. E é assim que a democracia é deitada abaixo, é assim que o povo perde o direito e influencia nas decisões politicas pois o importante é “eu assegurar que não me tiram o chão”.

Entendo que a democracia é feita tendo em conta os direitos e deveres dos cidadãos, mas acima de tudo, de uma grande porção da nação é o verdadeiro povo, são aqueles que mais protecção precisam, aqueles que devem viver de igualdade perante os senhores. Não estou a dizer os pobres, estou a dizer o povo, ou seja, a grande maioria que vais decidir quem vai subir á cadeira que vai agir por eles. Não são os senhores, que quando lhes cortarem um subsídio ou aumentar os impostos e pouco sentem, que vão decidir quem governa esta democracia, pois essa é a minoria.

Ao procurar o significado de democracia encontrei que é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos por meio de representantes eleitos. Portanto se são os cidadãos a decidir o que é importante, porque vemos tantos em manifestações e revoltados? Será um povo dividido, ou será uma democracia que não respeita os valores adjacentes ao próprio nome? Fico triste quando pessoas abdicam do voto por pensarem que de pouco vale a pena quando á 40 anos, era algo que gerações lutavam para alcançar, um sonho para muitos…

Sem comentários:

Enviar um comentário