quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Episódio de Fernão Veloso


No episódio de Fernão Veloso, os Portugueses desembarcam numa terra em África. Após desembarcarem, os navegadores portugueses encontram um individuo negro e levam-no à força para o navio e mostram-no a Vasco da Gama.

Vasco da Gama mostra objetos valiosos, como por exemplo, ouro, mas o individuo não mostra qualquer tipo de interesse por esses objetos.  Como o homem negro não teve qualquer reação ao ver esses objetos, Vasco da Gama decide mostrar objetos menos valiosos como um guizo. Ao ver esse objeto, o individuo negro mostra uma reação positiva. Apos isso, os portugueses deixam-no voltar a sua tribo.

No dia seguinte, o mesmo individuo volta mas traz os seus amigos da tribo. Fernão Veloso, como corajoso que era, decidiu ir com os negros para ver como viviam, a sua cultura, etc. Mas, quando estavam a meio caminho, ele percebeu que estava a andar para cair numa emboscada. Ao perceber o que se estava a passar-se, ele decide fugir e voltar para a nau mas é apanhado por um negro e de seguida os outros aparecem.

Os portugueses ao virem o Fernão Veloso a ser atacado, agem rapidamente e começam a matar os negros provocando um banho de sangue.

Depois disto, os portugueses embarcaram e continuaram a viagem. Durante a viagem, Fernão Veloso diz que estava a voltar para a nau para os avisar da emboscada.

Filipe Elvas Nº 10 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário