domingo, 14 de outubro de 2012

Episódio de Leonardo

               É no canto IX que os portugueses chegam à ilha dos amores. Nas estrofes 75 a 83 é nos contada a perseguição de Leonardo à sua ninfa. Leonardo é apresentado como um soldado bem disposto, corajoso, cavalheiro e que com pouca sorte no amor (“Leonardo, soldado bem desposto, Manhoso cavalleiro e namorado, A quem o amor não dera um só desgoto”.
               A ninfa de Leonardo é Efire, uma modelo de beleza (“…exemplo de beleza”), queria ser mais dificíl que as outras ninfas, queria resisitir mais (“Que mais caro que as outras dar queria”). Leonardo vai suplicando, dizendo que as outras já pararam de correr (“Todas de correr cansam…”), referindo também o seu azar no amor e explicando que só corria atrás dela na esperança de ela mudar a sua sorte (“Nesta esperança só te vou seguindo”). Efire corre e vai a ouvi-lo mas acaba por não resistir e deixa-se cair aos pés de Leonardo.
              Todos namoravam naquela tarde. Finalmente na estrofe 84 temos o casamento no qual as ninfas se prometem eternamente aos soldados portugueses (“Se prometem eterna companhia, Em vida e morte, de honra e alegria.”).
 
Mark Alexandre Vaz nº17 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário