terça-feira, 16 de outubro de 2012

Comparação da "Idade de ouro" de Ovídio, com o Canto IX de "Os Lusiadas" de Luís de Camões



Camões, falando de toda a história e Portugal, tendo como enredo os descobrimentos, depois de muitas peripécias, lutas e aventuras acaba por oferecer aos seus heróis, os navegantes. O paraíso, ou seja a ilha dos amores. Nesta ilha não há mal, os sonhos são possíveis e quem reina é a beleza da natureza e o amor.
Ovídio, descreve a formação do Mundo, e depois de falar da separação do fogo (sol), água, ar e terra, fala do primeiro homem que poderá ter sido criado a partir de sementes do céu, ou seja à imagem dos deuses. Neste tempo, dos primeiros homens estava-se na idade de Ouro, a descrição deste tempo era da terra como um paraíso em que os homens não lutam, não conhecem o mal e apenas usufruem do que a linda natureza lhes dá. A partir daí, idade da prata, bronze e ferro, tudo vai sendo cada vez pior.
Podemos dizer, que Camões parte das várias lutas com a natureza e com as fúrias dos deuses (Baco) e acaba com a Deusa Vénus a oferecer o paraíso aos navegantes, através da natureza, das ninfas , e da beleza da ilha, num cenário idílico que se pode comparar à idade de ouro descrita por Ovídio, enquanto começo da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário