domingo, 21 de outubro de 2012

Mito de Actéon e Diana – Relação com os Lusíadas

 O mito de Actéon e Diana conta a história de um caçador corajoso, e de Diana uma bela mulher também com dotes para a caça.
 Num certo dia Diana foi-se balhar com outras Ninfas numa gruta onde se costumavam banhar, e para grande espanto da Ninfas viram um homem a observar Diana, esse homem era Actéon, apercebendo-se da presença do homem na gruta as Ninfas começaram a gritar e a correr para tentar tapar, esconder Diana para que esta não fosse vista, Diana furiosa com o que se tinha sucedido transformou Actéon num veado, saciando assim a sua raiva. Após se ter tornado um veado Actéon fugiu e enquanto fugia ele foi avistado pelos seus cães de caça que desataram a correr atrás dele, Actéon ainda tentou gritar para mostrar que era o seu dono mas não consegui pois a sua voz não saia, ele tentou suplicar aos cães que parassem mas não valeu de nada acabando por morrer.
O Mito de Actéon e Diana tem uma ligação com a história dos Lusíadas na medida em que Actéon foi morto pelos seus próprios cães que eram de confiança, e os portugueses também quando regressam da sua longa viagem do caminho marítimo para a índia, não tiveram o merecido reconhecimento que deveriam ter tido.


Afonso Limão Nº2

Sem comentários:

Enviar um comentário